Resenha do livro e filme: Assassinato no Expresso do Oriente - Agatha Christie

Resenha: Assassinato no Expresso do Oriente

Autor: Agatha Christie 

Páginas: 179

Editora: Exilado dos Livros

Sinopse do livro:

Em meio a uma viagem, Hercule Poirot é surpreendido por um telegrama solicitando seu retorno a Londres. Então, o famoso detetive belga embarca no Expresso do Oriente, que está inesperadamente cheio para aquela época do ano. Pouco tempo após a meia-noite, o excesso de neve nos trilhos obriga o trem a parar. Na manhã seguinte, o corpo de um dos passageiros é encontrado, golpeado por múltiplas facadas. Com os passageiros isolados por conta da neve, e tendo um assassino entre eles, a única solução é que Poirot inicie uma investigação para descobrir quem é o criminoso ― antes que se faça mais uma vítima.

Introdução da Senhorita Universo:

O livro conta a investigação de um crime que aconteceu em um trem, no inverno. O homem morto foi o causador do caso Armstrong, uma tragédia que levou 5 vidas e destroçou outras mais.
Então, Hercule Poirot tem a grande responsabilidade de desvendar este crime.
Quem matou? Foi uma ou mais pessoas? Que horas? De quem é o uniforme? E o quimono vermelho?

Nota: 4 planetas

O livro tem uma história boa, bem pensada embora as vezes um tanto confusa, porém por ter visto o filme antes do livro e simplesmente amado o primeiro, fui com uma expectativa bastante alta em relação ao livro, o qual se quebrou um pouco no quesito personagens envolventes que me tirassem o fôlego como houve com o longa-metragem, então obviamente a expectativa alta afetou na nota.


Adendo: O filme Assassinato no Expresso do Oriente

Há também o filme do livro, com o mesmo título, e este em questão em dou 5 planetas sem pensar duas vezes.
Eu vi primeiro o filme para depois de um tempo conseguir ler o livro, e o longa metragem me conquistou ao ponto de me fazer querer revê-lo mais de 10 vezes, coisa que eu raramente faço.
É importante ressaltar que foi uma adaptação muito boa ao meu ver, trazendo problemas abordados no livro para a realidade, como o italiano que é tido como um criminoso apenas por ser italiano, este na obra audiovisual vira um latino.
Além disso, eu particularmente prefiro as reações e pensamento lógico de Hercule Poirot no filme, o dá uma inteligência mais impactante quando vemos a obra, porém nos detalhes da investigação em si o livro ganha, obviamente.


Quer conhecer mais do meu trabalho: clique aqui para ler Apenas uma noite

Quer ler mais resenhas? clique aqui para ler a resenha de Problemas na Corte

Comentários